
CENTRO CULTURAL
PEDRINHAS PAULISTA
CENTRO CULTURAL

A CASA DO TURISMO DE PEDRINHAS PAULISTA
PORTAL DE ENTRADA


Inaugurado em novembro de 2000, o Portal de Entrada da cidade representa a garra de seus pioneiros e dá boas vindas aos visitantes. Em estilo Greco romano, no topo possui quatro estátuas representando as quatro estações, a esquerda a bandeira do Brasil e a direita a bandeira da Itália.Na parte superior, estão localizadas as quatro estátuas, que representam as quatro estações do ano; a Bandeira do Brasil e, a Bandeira da Itália, representando a união dos dois povos.
CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural de Pedrinhas Paulista está localizado no centro da cidade. É composto pelo “Museu dos Pioneiros”, Biblioteca Municipal “Izabel Chagas Terzi”, Arquivo Histórico Municipal e Salão de Exposições.
Inaugurado em 07 de agosto de 2003, também com a arquitetura inspirado no estilo Greco romano, como os demais monumentos. Seu acervo é composto de objetos e fotografias doadas pela comunidade local, muitos provenientes de bens de família e outros, parte do acervo documental da Cia. De Colonização e Imigração Italiana. O acervo histórico abriga os documentos C.B.C.I.I. e diversos trabalhos acadêmicos que dizem respeito à imigração italiana no município, todos muito usados como fonte de pesquisa por acadêmicos e pesquisadores.
PRAÇA ROMA


É umlocal de convivência dos moradores da cidade, com praça de alimentação e amplo espaço para crianças brincarem. Nela, fica exposta a estátua da “Loba Capitolina”, símbolo da cidade de Roma.
PRAÇA M. ERNESTO MONTAGNER



Construída para homenagear o Monsenhor, uma figura de grande importância para a história do município. A Praça Roma possui também um memorial em homenagem aos Pioneiros Brasileiros que junto com os italianos trabalharam na construção da colônia.
MEMORIAL AO PIONEIRO BRASILEIRO


Ao centro da Praça Monsenhor Ernesto Montagner, está localizado o “Memorial do Pioneiro Brasileiro”, que possui os nomes das famílias brasileiras que também ajudaram na construção da colônia.
MEMORIAL AO IMIGRANTE ITALIANO


Inspirado nos monumentos italianos, localiza-se ao lado da Igreja São Donato, e homenageia os colonizadores da cidade. Possui uma placa com o nome de todas as famílias que imigraram para Pedrinhas e um obelisco cercado com vinte colunas que representam as vinte regiões da Itália com seus respectivos brasões. Em sua fachada se encontra esculpido um retrato alusivo da chegada dos imigrantes ao Brasil.
IGREJA SÃO DONATO


A Igreja de São Donato foi uma das primeiras construções da cidade possui grande valor histórico. Sua construção foi iniciada em 21 de setembro de 1952, com a colocação da pedra fundamental, que também simboliza o início da colônia. Construída em estilo romano, possui em seu interior um quadro com a imagem de São Donato, santo padroeiro.
SINO DO CINQUENTENÁRIO


construído em comemoração aos cinquenta anos de fundação da colônia, está localizado logo atrás da pedra fundamental. Nele está a "urna do cinquentenário", que será aberta por ocasião dos 100 anos de fundação de Pedrinhas em 21 de setembro de 2052.
BOSQUE DOS IPÊS

Uma espaçosa área de lazer localizado ao lado da praça Roma, bem no centro da cidade possui aparelhos para prática de atividades físicas e um parquinho para crianças.
TEATRO MUNICIPAL

Principal lazer dos colonos na década de 50, hoje restaurado continua sendo um importante palco de eventos culturais e exibição de filmes.
SALÃO DE FESTAS

Foi construído com o objetivo de dotar a cidade de um local apropriado para a realização de festas e eventos. A construção se deu por meio de uma comissão formada por representantes da comunidade que, através de doações e realização de eventos beneficentes, conseguiu arrecadar fundos para sua construção